segunda-feira, abril 14, 2003

Berço de criação musical

Anunciada a criação de um Laboratório de Composição no Departamento de Música da UFPB


»JOÃO PESSOA
»ROGÉRIA ARAÚJO
»da reportagem local


O Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba completa em 2003 seus 25 anos de fundação e ganha um implemento bem especial: o Laboratório de Composição Musical (Compomus), que vai funcionar como Curso de Extensão já no próximo semestre letivo. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de abril no próprio Departamento de Música, no Campus I, em João Pessoa.

Sob coordenação do compositor Eli-Eri Moura, o Compomus também está vinculado ao Departamento de Artes e à Coordenação de Extensão Cultural da UFPB. Há pouco mais de um ano que um grupo de professores com mestrado e doutorado vinham levando em frente a idéia da formação de um laboratório que tivesse como objetivo o fomento à composição, uma área considerada das mais importantes para o incremento musical nas instituições de nível superior.

“Trata-se de algo muito importante. É o começo da implantação de uma área. Com 25 anos de existência, o Departamento sempre foi voltado para o lado da interpretação do instrumento. Apesar de a Paraíba ser um nome forte quando o assunto é composição, com pessoas como o (José Alberto) Kaplan, nós não tínhamos nada nessa área”, explica Eli-Eri Moura.

O coordenador vê essa iniciativa como uma semente que poderá apresentar resultados bem maiores no futuro. Este, afirma, seria um primeiro passo. A proposta é que mais tarde seja criado um curso de graduação e até mesmo de pós-graduação, a partir da experiência com o curso de extensão.

Acreditando na demanda que deverá recorrer ao curso, Eli-Eri acrescenta ainda que o corpo de docentes é dos melhores e dos mais especializados.

Fazem parte desse grupo, os membros-fundadores do Laboratório: Tom-k (Mestre em Regência Coral – UFBA), Carlos Anísio (Mestre em Regência Orquestral – UFBA), Didier Guigue (Doutor em Música e Musicologia do Século XX – École des Hautes Etudes en Sciences Sociales, França), Eli-Eri Moura (Mestre e Doutorando em Composição – McGill University, Canadá), Ilza Nogueira (PhD em Composição – Suny at Buffallo, EUA), José Alberto Kaplan (Especialização em Educação Musical – Item, Chile), Vanildo Mousinho (Doutorando em Etnomusi-cologia – UFBA).

Na lista das finalidades do Laboratório de Composição Musical estão preocupações que há muito tempo eram levadas em considerações pelos compositores do departamento. A pesquisa, o levantamento de material, a análise da música de concerto do século XX e contemporânea brasileira, a criação de um acervo contendo a produção dos compositores nascidos ou residentes na Paraíba, desenvolver atividades extracurriculares na área da composição com cursos, oficinas, seminários, palestras, são alguns dos objetivo do Compomus.

A implantação do laboratório coloca o Departamento de Música em dia com novas possibilidades didáticas e profissionais, ampliando uma área que muito tem contribuído para a cultura paraibana, que sempre termina reverberando em nível nacional e até internacional.

O curso tem como finalidades introduzir conhecimentos básicos necessários àqueles que desejam ingressar na composição e complementar a formação de músicos que já atuam na área. Os interessados poderão obter mais informações na Secretaria do Departamento de Música ou pelo telefone 216-7123.







<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?