quarta-feira, março 10, 2004

PONTO-CONTRA-PONTO - 02-2004


Por Antônio Carlos da Fonseca Barbosa - MTb - 031681

carlosbrascuba@hotmail.com

Cabruêra lança CD em março



A celebração dos cinco anos do grupo paraibano acontece num momento importante para os cabras: a gravação do CD ‘O Samba da Minha Terra’

Lauricéia Barros - Editora de Cultura Diário da Borborema -PB

lauriceia@db.com.br



Depois do grande sucesso do primeiro trabalho, Cabruêra mostra-se amadurecido e com um resultado bastante positivo dos shows, festivais e parcerias firmadas no decorrer dos cinco anos de existência. Acumulando elogios, troféus, reconhecimento e uma boa receptividade no Brasil e no exterior, agora, chegou a vez de continuar as andanças com o segundo disco ‘O Samba da Minha Terra’, que deverá ser lançado em março, primeiro, na Paraíba, depois, no Sudeste, onde os cabras estavam fixando residência, para, assim, seguir rumo a Europa.

O CD, de acordo com Arthur Pessoa, vocalista e fundador, vai ser distribuído pela Nikita, assim como o primeiro, numa mostra de que a parceria deu certo. Ele terá doze faixas inéditas num disco totalmente autoral com letras de Arthur e Guilherme. ‘O Samba da Minha Terra’, uma música cantada pelo mestre Dorival Caymi, resume um pouco do que Cabruêra quer mostrar no disco: o som da terra que ecoa em músicas que mistura ritmos com raízes nordestinas.

O segundo disco dos cabras tem de tudo para ser um grande trabalho, pelo menos, tecnicamente é o que se espera. Em termos de som, é inquestionável, claro. “A diferença do primeiro disco para este segundo é apenas a questão técnica. A dedicação e o perfil do trabalho são os mesmos”, garantiu Arthur.

A produção do CD é de Nilo Romero, ex-baixista de Cazuza. O estúdio é de Liminha, ex-Mutantes, com sede no Rio de Janeiro. A masterização será feita no Magic Masters, responsável pela masterização do disco de Maria Rita, Lenine e de outras feras da música popular brasileira.

As músicas, embora algumas delas já estejam sendo divulgadas nos shows, continuarão sendo trabalhadas no período de lançamento porque o público entendeu exatamente o que os cabras queriam passar. Entre elas, “Zabé” - aquela da loca -, e “Carcará” - uma versão do grupo - já são conhecidas e integrarão o segundo CD. Além das doze faixas, o disco terá dois remix com o DJ Dolores, de Recife, DJ Chico Correa, de João Pessoa.

Em coletâneas
Além dos discos autorais, Cabruêra integra coletâneas que foram lançadas na Alemanha, França e Portugal. Com a música ‘Forró Esferográfico’, os cabras ficam em evidência no disco ‘Favela Chic - Postonove 3’, que saiu recentemente na França.

O grupo é definido por tocar um tipo de forró maracatu psicodélico ultra vitaminado. Muito original na maneira como utiliza os instrumentos produzindo um ritmo hipnótico e contagiante.
A banda é formada por Arthur Pessoa (voz, acordeom, pandeiro e violão), Fredi Guimarães (violão, percussão e vocais), Zé Guilherme (percussão e vocal), Fabiano (baixo, vocal) e Tom Rocha (percussão e vocais).

Os cabras já receberam o prêmio Hangar como a melhor do Nordeste de 2002 e o magnífico Kikito de Ouro do Festival de Cinema de Gramado. Foi também sensação no Abril Pr’o Rock, matéria no Show Bizz, Folha de São Paulo, Jornal do Brasil, Especial MTV, Rede Bandeirantes e esteve em várias turnês na Europa.

O show novo dos cabras vai ser mostrado em breve, em Campina Grande, antes mesmo do lançamento do disco. A agenda já está confirmada: será no Encontro para a Nova Consciência, evento que os cabras, todos os anos se apresentam com grande sucesso. Um momento de reencontrar o público campinense - um público fiel que acompanha o grupo em todos os shows na cidade.

Arthur informou que estão no repertório as músicas do disco novo, já se preparando para o lançamento oficial.



*Revista Ritmo Melodia - 2001-SP

*©Copyright -Direitos Reservados ao

Jornalista- Antonio Carlos F. Barbosa.





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?