quarta-feira, junho 16, 2004

Universidade federal da Paraíba
Departamento de Música
Laboratório de Composição Musical – COMPOMUS



O COMPOMUS convida-lhe a participar do

FALA COMPOSITOR!
Com a compositora e musicóloga
Ilza Nogueira
Participação especial de
Vianey Santos (tenor)
José Henrique Martins (piano)


Quinta-feira, 17 de Junho de 2004, às 17:00h

No Auditório do Departamento de Música da UFPB



Esse projeto promove periodicamente o encontro entre compositores e comunidade, visando exposições e debates informais sobre os vários aspectos da música, em especial o da criação.

No encontro dessa semana, Ilza Nogueira falará especialmente sobre Oswaldo de Souza (Natal, 1/4/1904 – 20/2/1995), pesquisador do folclore brasileiro e compositor, que é nacionalmente reconhecido por suas canções para voz e piano, as quais podem ser consideradas como uma coleção de postais musicais das tradições culturais de duas regiões geográficas do Brasil: o Nordeste (sua terra) e o Sudeste (onde viveu a maior parte da sua vida profissional). Segundo a autora, as canções de Oswaldo de Souza estimulam a reflexão analítica sobre o inter-relacionamento entre texto e música. Com o objetivo de abordar essa reflexão, Ilza Nogueira tratará em sua palestra de uma investigação analítica dirigida ao sistema expressivo da música de Oswaldo de Souza, ao seu conteúdo afetivo, ativo e imaginativo, à natureza poética do seu discurso musical. Observará também os efeitos da afetividade da poesia na composição, no sentido de demonstrar escolhas composicionais sugeridas pelo texto, tendo funcionalidade em sua comunicação expressiva. Observará, por fim, como o equipamento expressivo do compositor realça as idéias contidas nas palavras, como ocorrem os processos de intensificação das idéias e dos meios evocativos (do ambiente social, da época, do espaço geográfico) por ele idealizados para cumprirem função expressiva.

Ilza Nogueira (Salvador, Bahia – Brazil) é Doutora em Composição pela Universidade de New York em Buffalo (PhD, 1985). Professora Aposentada da Universidade Federal da Paraíba, desde abril de 2003 é Membro Efetivo da Academia Brasileira de Música. Sua formação de compositora foi orientada por Ernst Widmer (Universidade Federal da Bahia, 1969-71), Mauricio Kagel (Musikhochschule Koeln, 1972-77), Lejaren Hiller e Morton Feldman (SUNY at Buffalo, 1982-85). Ao lado da composição, realizou estudos em teoria da música orientados por John Clough (SUNY-Buffalo) e Janet Schmalfeldt (Yale University, 1989-1990). Sua produção nos campos da teoria analítica e da teoria composicional é direcionada ao repertório brasileiro contemporâneo, e visa especialmente às obras do Grupo de Compositores da Bahia. Dentre seus trabalhos, destaca-se o livro Ernst Widmer, Perfil Estilístico (UFBA, 1997). Atualmente, é coordenadora da Pesquisa “Marcos Históricos da Composição Contemporânea na UFBA”, cujos produtos se encontram no site www.mhccufba.ufba.br

Coordenação: Eli-Eri Moura






<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?