segunda-feira, julho 25, 2005

Cartaz
A ilha vai receber 18 atrações musicais, entre elas duas nacionais, em quatro dias de festa, que prometem agitar os dois últimos finais de semana de julho

Começa hoje a etapa de Algodoal do 3º Festival Cultura de Verão. Desde a semana passada, a ilha já está pronta para receber 16 atrações locais e duas nacionais nos quatro dias de festival. O evento acontece hoje, amanhã e no próximo final de semana (29 e 30) e vai agitar a Algodoal ao som de muito pop, rock e reggae.

O festival, promovido pelo Governo do Estado através da Fundação de Telecomunicações do Pará (Funtelpa), chega a Algodoal em grande estilo. Foram montados dois palcos para as apresentações de bandas e grupos folclóricos, além de uma feirinha de artesanato e outra de música independente.

Hoje, os shows terão início às 21 horas. Os primeiros a subir ao palco principal serão as bandas paraenses Gaia na Gandaia, Álibi de Orpheu, Madame Saatã, Sevilha e Mosaico de Ravena. No palco raiz do festival, a atração do primeiro dia será o grupo folclórico Família Unida de Maracanã.
Amanhã, os shows no palco principal ficam por conta das bandas Mundé, Cristal Reggae, Stereoscope e Pio Lobato, que dividirá o palco com o paraibano Chico Corrêa. No palco raiz quem se apresentará será o Grupo Banzeiro, de Fortalezinha.

Chico Corrêa - Chico Corrêa é um dos artistas mais originais do cenário pop rock do Nordeste, com expressão nacional. Apresenta uma moderna fusão de ritmos regionais, como baião, maracatu e embolada com eletrônicos, como drum’n bass, hip hop, dub, funk. É uma mistura inusitada.

Corrêa e sua Electronic Band já se apresentaram nos festivais mais importantes do País, incluindo o Tim Festival, Abril Pro Rock (Recife) e Mada (Natal).

“Não queremos levantar nenhuma bandeira de resgate, mas pegar ritmos locais e mostrá-los de forma espontânea”, diz Esmeraldo Marques, que atende pelo codinome de Chico Correa em homenagem a Chick Corea, músico que nos anos 70 foi o precursor da fusão do jazz com linguagens musicais tecnológicas.

A sala eletrônica de Chico Corrêa & Eletronic Band inclui ainda, samba, bossa nova e sons afro-brasileiros, além de uma clara influência do jazz, já que o grupo costuma improvisar durante seus shows. “Todo show é diferente.

Improvisamos sobre uma estrutura definida. O fio condutor são os grooves eletrônicos”, disse Correa em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo. Ele toca guitarra, opera bases eletrônicas e comanda efeitos em tempo real durante as performances, para delírio do público.

Corrêa, que é baiano de Juazeiro e atualmente vive em João Pessoa, também utiliza músicas folclóricas de domínio público em seu repertório. Isto foi resultado de pesquisa que ele desenvolveu quando foi bolsista do Laboratório de Estudos da Oralidade, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

do site do jornal O Liberal




<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?